Você já realizou a retífica de um caminhão ou de uma colheitadeira e ficou impressionado com o tamanho do seu motor? Ou, ainda, se perguntou como o motor de um pequeno utilitário urbano (como o Smart) conseguia fazer o veículo funcionar?
Esses motores, no entanto, não chegam perto dos que vamos apresentar hoje. Já ouviu falar do menor e maior motores do mundo?
O menor motor V8 do mundo é o Stinger 609, fabricado pela Conley Precision Engines. Ele possui apenas 35,5 cm de comprimento, 15 cm de largura e 25 cm de altura.
Apesar do tamanho, ele é completo e tem tudo que um motor dos tamanhos reais têm: partida elétrica, circuito de óleo, arrefecimento a água, tensor de correia e carburador duplo; inclusive funciona bem com seus 9 cv de potência máxima, 10 mil rpm e 100 cm³ de cilindrada. O Stinger 609, porém, se restringe a pequenos equipamentos, veículos em miniatura, ou simplesmente para os amantes de carros que desejam utilizá-lo na decoração.
Já o maior motor é o Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C, que faz jus ao seu longo e complexo nome: ele possui 13,52m de altura, 26,53m de comprimento, pesa mais de 2.300 toneladas, atinge a potência de 108.878 cv e possui torque de 775.376 mkgf!
Ele é fabricado no Japão pela empresa Diesel United, utilizando tecnologia da empresa finlandesa Wärtsilä e pode ter entre 6 e 14 cilindros, é movido a diesel, consumindo 250 toneladas de combustível por dia.
E você pode estar se perguntando: onde esse motor tão potente é utilizado?
Bom, eles movimentam os maiores navios do mundo, geralmente os que são utilizados para transporte de cargas e porta-contentores – como o Emma Maersk, uma das maiores embarcações do mundo, com 397 m de comprimento e mais de 170 mil toneladas!
Qual deles mais te chamou a atenção? Já imaginou como seria fazer a retífica desses potentes?