Você já deve ter ouvido falar que “a propaganda é a alma do negócio”.
Bom, pode-se dizer que essa afirmação faz muito sentido.
Afinal, divulgando a sua empresa e sua marca nos lugares certos e para as pessoas certas, ela possui grandes chances de chamar a atenção e se tornar conhecida, atraindo mais clientes e, consequentemente, melhorando seu negócio.
E quando pensamos em propaganda, pode vir na nossa mente anunciar na TV, nos rádios ou sair distribuindo panfletos. Essa estratégia pode funcionar se o seu público estiver consumindo esses meios, porém há dois meios mais eficientes (e até mais em conta) nos dias atuais: com a internet e com a experiência do cliente.
Confira algumas dicas que preparamos para você aplicar ou sugerir para a equipe na retífica:
- Site institucional
O site institucional serve para você reunir as informações essenciais do seu negócio, como endereço e contato, serviços oferecidos, a história da empresa, inserir fotos e/ou vídeos do local, até apresentar a equipe e criar um blog dando dicas e atualizações sobre o negócio.
É possível criar o próprio site em plataformas como o Wix, o Hostinger ou o GoDaddy, que oferecem layouts pré-definidos e personalizáveis, com custos para hospedagem e compra do domínio (URL) do site.
- Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é a plataforma do Google que permite organizar as informações da empresa (como contato, endereço, horário de funcionamento e fotos), possibilitando que ela seja encontrada na rede de pesquisa e no Google Maps, quando as pessoas procurarem um serviço de retífica.
A ferramenta é gratuita e necessária para a empresa, já que o Google é a maior plataforma de buscas do mundo, e estar nela facilita que sua empresa seja encontrada.
- Redes sociais
Marque presença nos canais que seus possíveis clientes estejam.
As redes sociais são importantes para divulgar seu negócio (como uma vitrine) e estreitar o relacionamento com o público.
Por isso, você também pode postar os serviços oferecidos, as novidades relacionadas à empresa e ao segmento, depoimentos de clientes, o dia-a-dia da empresa, promoções e até publicações divertidas com as quais seu público possa se identificar. Mostre também que você possui conhecimento sobre o negócio e os cuidados com os motores e equipamentos, passando credibilidade.
Procure também interagir com o público e manter o contato com os clientes, respondendo mensagens e comentários, e também você pode fazer perguntas e pedir sugestões, por exemplo.
- Experiência do cliente
Oferecer um atendimento e um serviço de qualidade é essencial para a satisfação do cliente e para a boa imagem da empresa.
Por isso, sempre procure atender com simpatia e atenção, tirando as possíveis dúvidas e, se possível, também oferecendo lembrancinhas (como perfumadores de carro, chaveiro, canetas, sacolinhas de lixo para carro ou calendário) ou cartões de mensagens especiais (de agradecimento, por exemplo).
Se o cliente tiver uma boa experiência na sua retífica, há grandes chances dele elogiar e indicar para os conhecidos, aumentando sua cartela de clientes.
- Promoções especiais
Os consumidores gostam de receber agrados, e promoções são ótimas para atraí-los, alinhado ao bom atendimento e serviços, como dito acima.
Você pode oferecer descontos ou brindes em determinadas datas comemorativas, por exemplo. Ou ainda, um cartão fidelidade, que pode aumentar as chances do cliente voltar para completar o cartão e ganhar o que foi anunciado.
Pense em promoções que possam valer a pena para o cliente, alinhado com o momento da empresa: descontos muito pequenos podem não atrair tanto, da mesma forma que descontos muito altos podem não ser suficientes para arcar com as despesas e obter lucro. Procure equilibrar.
Muitas dessas ferramentas possuem recursos gratuitos ou com investimentos mais em conta que sua retífica pode utilizar para trabalhar o marketing. Você também pode contar com o trabalho de um profissional ou realizar alguns cursos para aprender a utilizar essas ferramentas, se atentando ao público e ao modo correto de se comunicar.