Também conhecido como detonação ou grilo do motor, por emitir um som parecido com a de um grilo, a batida de pino no motor pode causar sérios danos ao veículo se não for solucionado. Saiba mais sobre esse problema e como resolvê-lo.
O que é a batida de pino e quais são as possíveis causas?
Esse problema ocorre quando acontece um barulho metálico vindo do motor, um “toc-toc-toc”, como se algo estivesse batendo debaixo do capô, e é resultado da combustão anormal da gasolina ou do etanol.
Essa queima desregulada de combustível pode ocorrer devido:
- a baixa octanagem do combustível, que não resiste à alta taxa de compressão;
- uso do tipo de óleo inadequado ou trocá-lo fora do prazo correto;
- a carbonização na câmara de combustão, com depósito de resíduos na cabeça do pistão;
- ao ponto de ignição desregulado (mais comum em veículos antigos ou com excesso de aquecimento do motor);
- uma troca de peça inadequada, como o virabrequim ou o pistão, sem balancear o conjunto; ou
- ao excesso de aquecimento do motor.
Desta forma, ocorre o aumento no consumo de combustível, a perda de potência e de eficiência do motor. E como ele passa a funcionar de forma desregulada, a emissão de poluentes também será elevada.
Devido à alta temperatura na câmara de combustão, a pré-ignição pode derreter ou furar a cabeça de pistões e/ou os anéis, danificando-os, caso essa situação continue por muito tempo. Se isso ocorrer, será necessário realizar a retífica do motor.
Bucha de biela
A bucha de biela é um componente do motor usado para proteger a biela e reduzir o seu atrito entre com o pino do pistão. Ela também tem como função tornar a biela mais resistente a altas cargas de impacto causadas pela combustão do motor.
A batida de pino ocorre devido aos problemas na biela e na bucha.
Como fazer a retífica do motor batendo pino
É necessário fazer o embuchamento de biela para recuperar essa peça do desalinhamento e do desgaste, causado pelas altas temperaturas por um longo tempo. Ou seja, ajustar a bucha e o pino do pistão, principalmente quando há uma folga entre eles, para que fiquem alinhados.
É necessário dispor de qualificação técnica e das ferramentas adequadas para realizar essa retífica, como o Kit extrator e instalador de bucha de biela adequado ao modelo do motor e a Base extratora do Grupo Remafe.
Assim, o serviço é feito com precisão, garantindo a recuperação das características e funções originais das peças, bem como o funcionamento adequado do motor.
Nossos clientes e amigos da Retífica Revimoco nos mostram como fazer o embuchamento de biela, utilizando a FE-200 (Base extratora, para linha semi pesada) e a FE-227 (Kit extrator e instalador de bucha de biela trapezoidal, para Volkswagen Amarok):
(Clique aqui para assistir)
Saiba mais sobre o Kit:
(Clique aqui para assistir)
Como prevenir a batida de pino
A melhor forma de prevenir o grilo do motor é abastecer o veículo em um posto de confiança, sempre atento à procedência do combustível.
Existem produtos que podem ajudar na saúde do motor, como aditivos que promovem a limpeza dos bicos injetores sujos. Você pode oferecer algumas recomendações para seus clientes para que eles preservem a saúde do motor.
Agora que você sabe melhor como resolver a batida de pino no motor, saiba quais são os produtos essenciais para fazer a retífica de sede.