Fala pessoal!
Antes de mais nada, queremos te dar as boas vindas por aqui.
Iremos compartilhar conteúdos regularmente com vocês que falam ainda mais sobre o mundo das retíficas, curiosidades e produtos que irão ajudar a sua empresa a alavancar as vendas.
A nossa primeira conversa é sobre o Alargador do Power, vamos lá?
O Alargador do alojamento do comando do power é uma ferramenta muito procurada, o grupo Remafe se orgulha em dizer que já são mais de 2000 peças vendidas. Hoje, nós iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Alargador do Power, responsável por trazer a medida original do cabeçote.
Conheça nossas redes sociais e fique sempre por dentro.
Como primeiro passo aconselhamos retificar, ou seja, rebaixar a tampa de válvula, para que não haja problemas com a questão da altura do cabeçote em uma futura retifica desse motor. Pode ser feito também a retífica do cabeçote,caso seja necessário, porém tomando os devidos cuidados para que os tuchos não fiquem com muita pressão (enforcados).
Não há uma regra que o impeça, o mais recomendável é a retirada na tampa para não trazer danos futuros. Para definir a quantidade que deve ser retirada, deve-se analisar quanto fundiu no alojamento.
O grupo Remafe desenvolveu uma base niveladora, com quatro pontos de apoio e dois pontos centrais de ajuste. Esses pontos garantem apoio na tampa para fixar e evitar que ela fique balançando no momento de realizar o trabalho na plaina. Para que o procedimento seja executado com sucesso deve-se levar a base na plaina para fixar, e as quatro pontas na base com parafusos servem para auxiliar no nivelamento.
Base niveladora
Depois de realizada a retífica da tampa, o próximo passo é colocar o Alargador no cabeçote a fim de trazer a sua medida original. Esse Alargador possui alguns rebaixos que são a distância exata dos colos do cabeçote. O Alargador sempre estará entre os rebaixos, não deve ser colocado direto na posição porque quando apertar a tampa, o Alargador irá travar e não será possível girá-lo.
Dessa forma, quando apertar o parafuso o Alargador estará livre, retificando, assim, todos os colos ao mesmo tempo. Além disso, aconselhamos colocar o cabeçote em pé para que o próprio peso do Alargador possa ir girando e retificando tudo de uma só vez.
Alargador do alojamento do comando
Uma vez que o cabeçote foi retificado com o Alargador, essa ferramenta é retirada. Para conservar a vida útil do Alargador, ele deve sempre ser utilizado com óleo de corte.
Com a usinagem realizada, deve-se limpar o cabeçote e usar a Fresa para fazer o alojamento do retentor de válvula seguindo o mesmo procedimento (inserir a tampa para fazer a usinagem do alojamento do retentor). Essa ferramenta acompanha um Eixo para inserir na Fresa e encaixar o parafuso.
Fresa para alojamento do retentor e Eixo para fresa
Caso você queira realizar a validação dessa retífica, é possível passar uma pasta de ajuste no comando novo, encaixá-la no cabeçote do motor e na tampa para verificar se a tinta “pinta” toda a área em que o comando foi encaixado. Se sim, significa que a retífica foi feita de forma correta.
Outra opção é verificar a abertura do alojamento do comando com um equipamento de medição (como o comparador de diâmetro interno) e, se o ponteiro apontar para o “zero”, a retífica também foi bem executada.
Para fazer a validação da retífica, utilize a pasta de ajuste e/ou o Comparador de diâmetro
O Alargador de Comando do Power veio para facilitar a retífica no cabeçote, restaurando sua originalidade e ao mesmo tempo garantindo qualidade e segurança. Os nossos clientes e amigos da Retífica Revimoco comprovam: confira aqui o vídeo deles realizando a recuperação do cabeçote do GOL / Motor EA111 com o Alargador da Remafe!
Quer saber como utilizar a peça na prática? Confira aqui o nosso vídeo!