Com a introdução do turbocompressor nos motores de ciclo diesel (que aumenta consideravelmente a entrada de ar no cilindro) houve grande melhoria no seu enchimento volumétrico, produzindo ganhos de potência em torno de até 40% com relação aos motores diesel de aspiração normal.
Outra grande evolução obtida nesse tipo de motor diz respeito à câmara de combustão. O desenvolvimento de novos desenhos está tornando o seu desempenho semelhante aos dos motores a gasolina em termos de potência, porém, com o benefício do menor custo do combustível e menor índice de poluição atmosférica. Esses são fatores que vêm aliados a uma prolongada vida útil, alta confiabilidade do conjunto propulsor e menores preocupações com manutenção.
Os motores diesel também podem ser enquadrados na classe dos propulsores alternativos, já que dependendo do desenho e projeto das suas câmaras de combustão, podem usar praticamente qualquer tipo de óleo combustível: diesel, dendê, óleo comestível, etc.
No mesmo compasso da evolução da potência, o conforto de utilização também foi bastante otimizado. Recentes pesquisas resultaram em benefícios na redução dos ruídos de funcionamento, nas vibrações em marcha lenta e no seu peso. Também com o advento e a popularização do common rail ? sistema comandado eletronicamente que recebe combustível em altíssima pressão para que haja uma queima próxima da perfeição, tornando o diesel ainda mais econômico e potente ? eles passaram, inclusive, a equipar automóveis de luxo, coisa impensável em um passado recente.