Sabemos que o motor é considerado o coração dos veículos, e sem o seu funcionamento e modelo certos o carro também não funciona adequadamente. Por isso, decidimos trazer os tipos de motores automotivos, como dirigir na cidade ou estradas, se o chão é asfaltado ou de terra, entre outros. Assim, você não sofrerá com eventuais problemas que podem ser apresentados devido à escolha inadequada. Confira!
Posicionamento dos cilindros
Motor vertical ou Motor em linha
Esses modelos geralmente ocupam menos espaço dentro dos automóveis por serem compridos e estreitos (ideais para carros menores), mas também levam mais tempo para resfriar, sendo necessário alguns cuidados extras como refrigerá-lo com ar.
Motor em V
São mais comuns em picapes, veículos SUVs e vans por serem maiores e necessitarem de mais espaço na parte da frente. Ele possui esse nome pois seus planos com os cilindros formam um ângulo que lembra a letra “V”.
Motor em W
Assim como o modelo anterior, o motor em W possui a forma que lembra a letra, com um terceiro plano de cilindros que garante maior potência. Apesar disso, ele é encontrado com menor frequência em veículos por ser mais caro e complexo de ser produzido, sendo mais encontrado em superesportivos.
Motor horizontal ou Motor Boxer
Ao contrário do motor em linha, o Boxer possui os cilindros alinhados na horizontal e são mais encontrados em modelos esportivos, por serem largos e baixos.
Tamanho do motor
Motor 1.0
Ideais para se locomover na cidade, esses motores apresentam 1000 cilindradas, e por isso são os tipos menos potentes, porém que economizam mais combustível. São encontrados principalmente nos carros populares e modelos de entrada recém-fabricados.
Motor 1.4
Aliando economia e desempenho, o motor 1.4 é ideal para quem busca poupar, mas também não quer deixar de lado certo conforto, como a utilização do ar-condicionado sem afetar a potência.
Motor 1.6
O motor de 1600 cilindradas é recomendado para quem quer agilidade, melhor arranque e menos trocas de marcha, porém emite mais poluentes e consome mais combustível em comparação ao modelo 1.4.
Motor 1.8
Esse tipo de motor integra principalmente carros esportivos e de médio porte, pois são recomendadas para pessoas que viajam médias e longas distâncias, além de fornecer maior segurança em ultrapassagens.
Motor 2.0
Ao contrário do motor 1.0, esse modelo é o que possui maior potência mas também o maior consumo de combustível. Por isso, se você prioriza velocidade, agilidade e maior desempenho o motor 2.0 é ideal para seu veículo.
Com essas dicas fica mais fácil pra você saber qual o tipo de motor ideal para cada veículo que atenda suas necessidades ou de seus clientes. Fique de olho nas características!