Após muito tempo de utilização, é natural que máquinas apresentem desgastes, falhas e redução de eficiência em seu trabalho. Da mesma forma que os espaços, onde acabam surgindo manchas nas paredes e no chão, e podem apresentar problemas hidráulicos, na estrutura, entre outros.
Diante disso, é necessário realizar a manutenção periódica desses equipamentos e da própria retífica, a fim de impedir despesas adicionais, tornar seu uso mais seguro, aumentar sua vida útil, tornar o trabalho mais eficiente, com serviço de qualidade e atrair mais clientes.
Já para as reformas, elas dão um novo visual ao estabelecimento e trazem melhorias tanto na questão visual, quanto na facilidade das operações.
Quando fazer a manutenção e a reforma?
O ideal é cuidar da manutenção diariamente, principalmente da limpeza das ferramentas e organização do espaço, antes de finalizar o expediente. Já para ajustes das máquinas o ideal é realizá-lo uma vez a cada quinze dias ou todos os meses.
Já a reforma pode ser realizada após um longo tempo, quando você sentir a necessidade de renovar o espaço ou identificar problemas que necessitem dessa modificação maior.
Quais os tipos de manutenção?
Existem três tipos de manutenção:
- a preventiva, para evitar problemas futuros, fazendo a troca periódica de componentes e mantendo a limpeza e ordem no espaço;
- a corretiva, para corrigir um defeito existente na máquina ou no imóvel – que podem ser planejadas (caso um problema seja identificado e ocorre a parada para manutenção) ou não (quando ocorre a quebra de uma máquina); e
- a preditiva, para fazer inspeções minuciosas e periódicas nos equipamentos e identificar pontos de melhorias antes que eles se transformem em maiores problemas.
O que preciso saber antes de reformar a retífica?
- Pense em qual o seu objetivo com a reforma: obter mais espaço para a equipe? Melhorar a percepção dos clientes sobre seu negócio? Tornar o espaço mais convidativo?
Assim será mais fácil avaliar se ela é adequada para o momento, e você terá um direcionamento mais claro e poderá focar nos pontos da reforma que mais merecem atenção.
- Realize um levantamento dos custos, como contratação de especialistas (engenheiros e arquitetos), mão de obra, áreas que serão reformadas e materiais necessários. Se possível, acrescente um valor extra, caso ocorra algum imprevisto durante o processo.
- Pense na logística de atendimento e do serviço durante a reforma. Ou seja, como os colaboradores irão realizar as atividades e o atendimento: você pode dividir o espaço e reformar um de cada vez, ou escolher o período em que há menos movimento e/ou faturamento.
O ambiente bem cuidado pode fazer a diferença, principalmente se você gostaria de se diferenciar. Afinal, uma retífica bem cuidada pode atrair mais clientes e retê-los com mais eficiência, pois, além da qualidade, deve-se pensar em outras formas de encantar seus clientes para que eles retornem e te indiquem para conhecidos.
Agora que você sabe quando a manutenção e a reforma são necessárias, saiba também como investir no marketing para sua retífica.