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Entrevista – Maurício Rossi, diretor de Vendas da Cummins Brasil

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Maurício Rossi, diretor de Vendas da Cummins Brasil, comenta sobre a atuação da fabricante de motores no Brasil e a importância dos parceiros do aftermarket, incluindo o mecânico independente, para a empresa

“É importante que esse profissional (mecânico) se mantenha atualizado, por meio de treinamentos específicos de capacitação.”

Revista O Mecânico: Como as operações da Cummins no Brasil para o mercado automotivo estão estruturadas atualmente?
Maurício Rossi: A Cummins, fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas.

 
O Mecânico: Quais linhas de motores atualmente são produzidas em nosso país e qual é a capacidade de produção das fábricas?
Maurício: A principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores e turbos. Próximo ao aeroporto internacional Franco Montoro (Cumbica), temos a unidade da Cummins Emission Solutions, responsável pela produção dos sistemas de emissões, além do Centro de Distribuição de Componentes. A Cummins Filtration, fabricante de filtros e fluidos Fleetguard, fica localizada em Bonsucesso (SP). Hoje produzimos na planta de Guarulhos (SP), os motores automotivos ISF 3.8, 4.5 e 6.7, ISC 8.3, ISL 8.9 e o ISF 3.8

O Mecânico: Quais veículos vendidos no Brasil atualmente estão equipados com motor Cummins?
Maurício: A Cummins atua em diversos segmentos no Brasil. No mercado de caminhões, especificamente, nossos principais clientes são a Ford e MAN. No caso da Ford, a Cummins oferece motorizações para o F350, F4000, F4000 4×4, toda a linha Cargo da montadora com potências abaixo de 420 hp. Já para a MAN, oferecemos motores a toda gama Delivery, além das linhas de 330hp e 420hp. No segmento de ônibus, atendemos a Mercedes-Benz, Agrale e Volare.

O Mecânico: A Cummins tem atuação forte no mercado de remanufaturados. Com quais linhas a marca trabalha nesse segmento?
Maurício: Hoje, para o segmento de caminhões, oferecemos a linha remanufaturada Cummins ReCon, composta por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes. A gama é oferecida para a toda linha de motores Cummins. Além disso, temos a linha de turbos originais remanufaturada da Cummins Turbo Technologies, detentora da marca Holset, também com garantia de fábrica.

O Mecânico: Qual é a vantagem para o consumidor em adquirir um componente ou um motor remanufaturado ao invés de um novo?
Maurício: Trata-se de uma solução para o cliente que procura e necessita com agilidade de seu equipamento em perfeitas condições de operação. O tempo de espera com o veículo parado é significativamente menor, já que o usuário não necessitará aguardar pela reparação de um componente e/ou reforma de seu motor. O objetivo da Cummins é proporcionar aos seus clientes facilidades como custo competitivo de manutenção e agilidade na hora de um eventual reparo. Todo o processo de remanufatura é feito pela fábrica Cummins e segue as especificações técnicas, requisitos de engenharia aplicados a um motor novo e os padrões de qualidade exigidos pela empresa, além da garantia de fábrica. Todos os motores e componentes são produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos Cummins.

O Mecânico: Como está estruturado atualmente o aftermarket da Cummins no Brasil?
Maurício: A Cummins tem 22 pontos exclusivos de vendas dos produtos da companhia que inclui motores, geradores, filtros, turbos etc, e mais outros 160 pontos certificados para vendas e serviços, todos espalhados estrategicamente no território nacional. Para atender com excelência, realizamos com frequência treinamentos de capacitação, familiarização de motores e contamos também
com o sistema partner, um posto avançado da nossa fábrica, que abastece os dealers dos OEMs, contabilizados também como pontos de apoio no pós-venda para atender à população de caminhões dotados de motores Cummins.

O Mecânico: Recentemente, a Cummins abriu as portas da sua fábrica para parceiros do pós-venda. Qual a importância desse tipo de ação para a empresa?
Maurício: Temos feito um esforço muito grande para contribuirmos com o desempenho de nossos canais de vendas e serviços, a fi m de fornecer cada vez mais o que este mercado nos solicita, auxiliando o trabalho de todos os profissionais/parceiros do pós-venda, tanto na parte técnica quanto comercial, para reduzir também o custo operacional do usuário final. Queremos criar mais proximidade com o nosso canal de vendas para ampliar o conhecimento técnico e sobre as vantagens que os nossos produtos oferecem para o usuário final.

O Mecânico: Na visão da Cummins, qual é o peso do mecânico independente dentro do planejamento do aftermarket da empresa? Quais ações a Cummins dirige especificamente para os profissionais das oficinas independentes?
Maurício: Nós entendemos que o mecânico é uma parte importante no processo de pós-venda e temos uma política de incentivo para capacitação deste público, seja por meio de um canal direto ou via outros profissionais que consideramos multiplicadores. O Tech Day, por exemplo, é um evento promovido pela Cummins que inclui palestras técnicas sobre os produtos e soluções da Cummins e suas demais unidades de negócios como Cummins Filtraton, fabricante dos produtos Fleetguard, Cummins Turbo Technologies, detentora da marca Holset, e Cummins Emission Solutions, sistemista e líder na produção de sistemas de pós-tratamento. Outra ação é o ‘Cummins Com Você’ que segue um escopo semelhante ao Tech Day, mas é oferecido para distribuidores e oficinas credenciadas de modo que essas informações sejam também repassadas, como falei anteriormente.

O Mecânico: A Cummins possui parceria com escolas de ensino técnico para mecânicos? Qual é a importância da formação e da capacitação do profissional da reparação diesel?
Maurício: Oferecemos cursos em parceria com o SENAI, mais especificamente módulo de motores diesel completo e parcial, além de sistema de injeção. Também promovemos treinamento com técnicos da escola, pois o sistema de ensino é um multiplicador de conhecimento.

O Mecânico:  Considerando o impacto das novas legislações de emissão de poluentes na tecnologia dos motores diesel nos últimos 15 anos, como o mecânico independente de motores diesel deve se preparar para não ficar para trás na evolução tecnológica do setor?
Maurício: É importante que esse profissional se mantenha atualizado, por meio de treinamentos específicos de capacitação. Os motores passam constantemente por atualizações. Saímos do motor mecânico, passando com pelo sistema de injeção eletrônica e na sequência injeção com parametrização de curva, consumo, torque e potência. Evoluímos ao Euro V com sistema de emissão e tecnologias integradas rumo à telemetria direta e interação no monitoramento do veículo para o entendimento e controle do consumo, força, manutenção, desgaste e custo total de operação.

O Mecânico: Nos últimos anos, a indústria de pesados, tanto de fabricação de veículos quanto de autopeças, vem sendo constantemente afetada por crises de diferentes naturezas e motivos. Como a Cummins vê este quadro atualmente? E quais ações têm tomado para reverter o momento desfavorável?
Maurício:  Temos pouca influência diante do cenário atual, mas a companhia precisa se reinventar na atual conjuntura, focando no desenvolvimento e crescimento. Hoje consolidamos os negócios de motores, peças e serviços para que as vendas neste segmento cresçam tanto em share como em lucratividade.